quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nossas queridas leitoras




A nossa Sala de Leitura é como um livro das 1001 noites, com um história saindo de dentro da outra história, saindo de dentro da outra história...As protagonistas são crianças, claro, elas em seu encontro diário com os livros.

Tem os pequenininhos que vêm sempre, como o Reginaldo, o Pedro, o Lucas e o Vítor...tem o Jonathan, também do primeiro ano, que está lendo sobre quem tem medo de escuro, de bruxa, de dentista, de monstro...Ele pegou tantos livros, que virou a ficha, quer dizer, completou as quinze linhas onde a gente anota os empréstimos e tivemos que começar a anotar no verso desta ficha. Se quem vira a ficha já é muito importante aqui na biblioteca, imagina quem, como a Letícia e Thayna, além de virar, precisa de outra ficha, de tantos livros que pega!

A Letícia e Thayna são as primeiras entrevistadas do blog. As duas, além de leitoras, são nossas ajudantes no trabalho de recolher e organizar livros. Se deixássemos, elas até fariam empréstimos e dariam baixa, porque essa dupla sabe tudo sobre a sala de leitura!

******************************

Letícia tem 10 anos e Thayna, 9. As duas estão no quarto ano. Quando perguntamos o que elas acham mais legal na biblioteca elas fizeram cara de espanto: “os livros, ué!!!”



Casa das Histórias (CH): Em que momento do dia vocês costumam ler?

Thayna: No final da tarde, quando acaba a novela Cabocla. Lá para as quatro horas eu faço o dever de casa, depois, quando acabo tudo, eu pego o livro e vou ler.

Letícia: Eu almoço, troco de roupa e leio.

CH: Que livro vocês estão lendo agora?

Thayna: Um livro da coleção da Tatiana Belinky que conta histórias do folclore do mundo todo . O nome desse livro é Contanabos, o senhor das montanhas.

Letícia:Eu estou lendo um da Ruth Rocha chamado A menina que aprendeu a voar. Nessa coleção tem outros: A arca de Noé, O menino que aprendeu a ver, todos da Ruth Rocha. Eu gosto muito do estilo da Ruth Rocha e também do estilo da Sylvia Orthof.

Veja aqui o poema que a 104 fez

PLANETA LIVRO

UM MONTE DE LIVROS
FORMA ESSE PLANETA.
AS HISTÓRIAS FAZEM POEMAS
E OS POEMAS BRINCAM DE RIMAS.

O HABITANTE DE LÁ
SÓ LÊ, LÊ, LÊ E LÊ,
MAS, ÀS VEZES, PÁRA PARA COMER
E PARA RECITAR POEMAS
PARA OS AMIGOS.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Saiba mais sobre o empréstimo de livros

Pessoal,
Nosso prazo de empréstimo é de UMA SEMANA. Se precisar ficar mais tempo com o livro, você deve se dirigir à sala de leitura para renovar o prazo (não precisa nem levar o livro).
Fique atento: tem gente demorando muito a devolver os exemplares!!! Tem sempre alguém esperando pelo livro que você levou.