quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sabe que dia é hoje?


REINAÇÕES DE NARIZINHO
Capítulo I

Numa casinha branca, lá no sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:

"Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto..."


Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas — Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem.


Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos.

Sabe que dia é hoje?  É o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil! E foi criado para homenagear o escritor José Bento Monteiro Lobato, porque hoje é o aniversário dele. A história que você começou a ler ali em cima foi escrita por ele em 1921 e até nos hoje encanta!

Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Quantas histórias maravilhosas e personagens fascinantes Lobato inventou! 

Dona Benta
 tia Nastácia,
 Pedrinho,
 Narizinho,
Visconde de Sabugosa 
 e a inesquecível boneca Emília 

 há tanto tempo fazem parte da imaginação de tantas crianças...  O sítio do Picapau Amarelo e os personagens de Lobato  marcaram a história da literatura infantil brasileira.