segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lá vem história...

Como prometemos, estamos postando hoje a primeira história do mês de janeiro. Terça-feira que vem tem mais! Aguarde!!!
Boa leitura e boas férias!!!

Não esqueça de postar sua opinião sobre a história lida depois, tá? É só clicar em comentários e escrever. Não esqueça de colocar seu nome e turma (em 2010), tá?


O galo e o rei

Era uma vez uma mulher que tinha um galo. Ela era tão pobre que não podia nem comprar uma galinha para fazer companhia a ele. Mas tratava muito bem o galo, preferindo passar fome a deixar de alimentá-lo.

Certo dia, quando ciscava pela rua, o galo achou uma bolsa repleta de moedas de ouro. “Vou levar esse tesouro à minha querida patroa”, pensou. Mas, no caminho de casa, encontrou o rei, que, ao ver a bolsa no seu bico, ordenou ao pajem:

- Apanhe já aquele galo para mim.

O pajem rapidamente pegou o galo e lhe arrancou a bolsa do bico entregando-a ao rei. O galo, furioso, disse consigo mesmo: “Amanhã irei até o palácio real. Tenho que recuperar a bolsa com o tesouro! Custe o que custar!”

No caminho para o palácio, o galo encontrou a raposa, que, ao saber do acontecido, se ofereceu para acompanhá-lo. Mas, pouco depois, a raposa sentiu-se cansada e o galo se propôs a carregá-la sob a asa. O galo e a raposa iam pela estrada quando encontraram uma abelha.

- Aonde vão vocês? - ela quis saber.

Quando o galo e a raposa lhe contaram sobre a bolsa roubada pelo rei, a abelha decidiu acompanhá-los. Mas logo se cansou de voar e pediu ao galo que a levasse debaixo de sua asa. Assim, o galo, a raposa e a a abelha prosseguiram viagem até que chegaram a um riacho.

-Aonde vão vocês? - quis saber o riacho. Quando lhe contaram sobre a bolsa roubada pelo rei, o riacho decidiu acompanhá-los, No meio do caminho ele se cansou e o galo o guardou debaixo da asa. Finalmente chegaram ao palácio.

- Vim recuperar a bolsa que Sua Majestade tirou de mim! - declarou o galo.

- Amanhã eu a devolvo – disse o rei e mandou-o para o galinheiro.

Acontece que as galinhas do rei tinham recebido ordens para matá-lo a bicadas. Avançaram contra o pobre galo, mas ele pediu:

- Socorro, raposa!

A raposa saiu de sob a asa do galo e rapidamente comeu as galinhas.

Quando o rei viu que o galo tinha sobrevivido, ficou furioso e investiu contra ele para matá-lo com as próprias mãos. Mas o galo pediu:

- Socorro, dona abelha!

A abelha saiu picando o rei que, chamando seus lacaios, gritou:

- Matem esse galo!

E o galo pediu:

- Socorro, meu amigo riacho!

O riacho saiu de sob a asa do galo, inundou o palácio e salvou a vida dele.

O rei percebeu que havia perdido a parada. Devolveu a bosa ao galo e o libertou.

O galo correu para sua dona e entregou-lhe o tesouro.

E foi assim que uma mulher tão pobre, que não podia nem comprar uma galinha, ficou muito rica com a ajuda de um galo que venceu um rei com a ajuda de uma abelha, uma raposa e um riacho!


(História do folclore francês – recontada por Heloísa Prieto. Extraída do livro Lá vem história, da Companhia das Letrinhas)